AMA – GYN

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Goiania – AMA é uma entidade cível, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, fundada em 20/10/1999 por pais de autistas.
Tudo teve início com a pesquisa de Musicoterapia com crianças autistas, desenvolvida na Escola de música da UFG envolvendo a Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas e Faculdade de Educação no período de 1995 a 1998. Nesse projeto também havia sessões de orientação e terapia familiar com os pais e/ou responsáveis.

Ao final da pesquisa, por sugestão da professora Leomara Craveiro de Sá, alguns pais e participantes da mesma, em um total aproximado de 6 pessoas, passaram a se reunir visando construir um futuro melhor para seus filhos.
Inicialmente as reuniões aconteciam no período noturno, durante a semana, nas dependências da Escola de Música passando mais tarde a serem realizadas na casa de uma associada uma vez a cada mês, no sábado à tarde.

Ao final de 2000 começamos a funcionar em uma sede provisória no Jardim América em um prédio comercial cedido pelo avô de nosso associado Vítor Hugo, filho da Silvana. Foram 2 anos de muito trabalho voluntário e ações buscando levar ao conhecimento da comunidade esclarecimentos sobre o autismo.
Nessa época eram realizadas aos sábados, pela professora Lilian, sessões de musicoterapia para os irmãos dos autistas associados, e ainda, várias palestras com diversos temas ligados ao autismo foram proporcionadas aos pais, amigos, estudantes e simpatizantes da causa.

Em 2005, nos instalamos em 3 salas de um antigo NAC do Jardim América. As instalações, de placa de cimento e sem ventilação, eram muito precárias e insalubres. Além disso funcionávamos juntamente com uma associação de capoeira. Foi impossível darmos continuidade aos nossos trabalhos naquele local por falta de segurança para os associados e ainda por termos de dividir espaço com outra entidade que não soube respeitar as necessidades de nossos meninos. Fomos assaltados várias vezes levando o pouco que tínhamos conquistado com tanto suor.

Hoje estamos sem um local para funcionar a sede, mas não paramos nossas atividades propostas desde a fundação, que é proporcionar à comunidade informações e cobrar do poder publico políticas que venham de encontro às necessidades dos autistas e suas famílias.

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien